segunda-feira, 6 de junho de 2022

JOSÉ DE ALENCAR - SENHORA

SENHORA

JOSÉ DE ALENCAR
FICHA TÉCNICA
TÍTULO: SENHORA
AUTOR: ALENCAR, JOSÉ
SÉRIE: BIBLIOTECA FOLHA Nº 19
LITERATURA: CLÁSSICA BRASILEIRA
GÊNERO: ROMANCE
EDITORA: EDIOURO
EDIÇÃO:
ANO: 1997
IDIOMA: Português
ESPECIFICAÇÕES: Brochura|268 páginas
ISBN: 85-00-90670-7
INÍCIO DA LEITURA: 15/06/1997
TÉRMINO:23/06/1997
 
SINOPSE:
 
      A protagonista Aurélia Camargo é filha de uma costureira pobre e deseja se casar com o namorado, Fernando Seixas. O rapaz, porém, troca Aurélia por Adelaide Amaral, uma menina rica que proporcionaria um futuro mais promissor.
   O tempo passa e Aurélia torna-se órfã e recebe uma herança enorme do avô. Com a fortuna que adquire, a moça ascende socialmente e começa a ser vista com outros olhos, principiando a ser cobiçada por pretendentes interesseiros.
    Ao saber que o antigo namorado ainda estava solteiro e em maus lençóis financeiros, Aurélia resolve se vingar do abandono sofrido e se propõe a comprá-lo. Os dois, por fim, casam-se.
    Fernando atura as chacotas da mulher até que consegue trabalhar e reunir dinheiro suficiente para cobrir o que a moça empregara no casamento, comprando assim a sua "liberdade". Aurélia percebe a mudança de atitude de Fernando e o casal faz as pazes, consumando, por fim, o casamento.
  
AUTOR:
 
       José Martiniano de Alencar nasceu em 1829, em Messejana, Ceará. Cursou Direito na Faculdade do Largo São Francisco, em São Paulo, com passagens pela Faculdade de Olinda, Pernambuco. Participou ativamente da vida política nacional e, paralelamente, dedicou-se com entusiasmo à literatura e ao jornalismo. Começou no jornalismo em 1854 e, dois anos depois, estreava na ficção com o romance Cinco minutos. Em 1857 lança em livro sua obra mais importante, O guarani, anteriormente publicado em folhetim. Iracema, um clássico da prosa indianista, foi publicado em 1865, e seus últimos romances, Senhora e O sertanejo, dez anos depois. Escreveu crônicas, crítica literária, peças de teatro, mas destacou-se, mesmo, como o autor mais importante do nosso Romantismo. José de Alencar foi chamado de “o patriarca da literatura brasileira” por ter sido o verdadeiro criador do romance brasileiro. Já considerado um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos, morreu no Rio de Janeiro, em 1877, vitimado pela tuberculose aos 48 anos.
      Os livros de José de Alencar me encantam. São singelos e muito agradáveis, uma leitura que é fácil de ser apreciada, aconselho a que você o leia, se ainda não o fez. Boa leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário