sexta-feira, 22 de julho de 2022

LUIS DE STTAU MONTEIRO - ANGÚSTIA PARA O JANTAR

ANGÚSTIA PARA O JANTAR

LUÍS DE STAU MONTEIRO

FICHA TÉCNICA
TÍTULO: ANGÚSTIA PARA O JANTAR
TÍTULO ORIGINAL: IGUAL
AUTOR: LUÍS DE STAU MONTEIRO
TRADUTOR: S/TRADUTOR
VOL. ÚNICO
LITERATURA: PORTUGUESA
GÊNERO: ROMANCE
EDITORA: ÁTICA
EDIÇÃO: 7ª
ANO: 1973
IDIOMA: Português
ESPECIFICAÇÕES: BROCHURA|241 páginas
ISBN: S´/CÓDIGO
INÍCIO DA LEITURA: 16/08/1975
TÉRMINO: 23/08/1975
 
SINOPSE:
 
     A novela começa com o habitual jantar mensal, entre dois amigos, Gonçalo, oriundo de uma família rica e António, filho de um oficial da marinha, que estabelecem um diálogo a propósito da condição familiar de cada um. Este diálogo, que permite perceber as desigualdades sociais entre os dois amigos, é extremamente irónico e contundente, acabando com uma altercação entre ambos.
      Assentando na narração de acontecimentos banais e dos vícios que enformam a vida social lisboeta, o narrador faz desfilar um conjunto de personagens que se vão cruzando entre si, devido a situações pouco lícitas.
    Adaptada ao teatro, esta obra obteve grande sucesso de palco, denunciando "sem dó nem piedade" uma série de preconceitos e ilusões que davam forma à sociedade dominante da época.
 
AUTOR:
 
      Dramaturgo, encenador, jornalista e romancista português (1926-1993), conhecido sobretudo pela peça em dois atos Felizmente Há Luar(1961), que ganhou o Grande Prémio de Teatro da Associação Portuguesa de Escritores mas seria representado no nosso país apenas em 1978, devido à intervenção da censura. A sua carreira literária iniciou-se em 1960, com a publicação do romance Um Homem não Chora, a que se seguiu, em 1961, outra obra de prosa ficcional, Angústia para o Jantar. As suas sátiras sobre a ditadura e a Guerra Colonial tornaram-no objeto de perseguição política, chegando mesmo o autor a ser preso.
    
      Este livro foi escrito por Luís de Sttau Monteiro, escritor português, satírico. Leia-o e veja se suas críticas são pertinentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário