quarta-feira, 1 de junho de 2022

JEAN-PAUL SARTRE - AS MÃOS SUJAS

 AS MÃOS SUJAS

JEAN-PAUL SARTRE
FICHA TÉCNICA
TÍTULO: AS MÃOS SUJAS
TÍTULO ORIGINAL: LES MAINS SALES
AUTOR: JEAN-PAUL SARTRE
TRADUTOR: ANTÓNIO COIMBRA MARTINS
VOL. ÚNICO
LITERATURA: FRANCESA
GÊNERO: TEATRO
EDITORA: PUBLICAÇÕES EUROPA-AMÉRICA
EDIÇÃO: 3ª
ANO: 1965
IDIOMA: Português
ESPECIFICAÇÕES: BROCHURA|158 páginas
ISBN: S/CÓDIGO
INÍCIO DA LEITURA: 11/04/1966
TÉRMINO: 15/04/1966
 
SINOPSE:
 
        As Mãos Sujas, a sua peça mais célebre, nasce da oposição política de um realista e de um idealista. Um chefe revolucionário colabora com os seus adversários; uma facção do seu próprio partido considera essa táctica inoportuna e encarrega um jovem idealista de o assassinar. Este livro reflecte principalmente as ideias de Sartre sobre o problema da liberdade. A filosofia de Sartre, tão discutida, pode ser definida como uma filosofia da liberdade e da responsabilidade. Ao homem compete inventar a própria vida e o próprio destino e escolher a própria liberdade e construir o seu valor. Esta filosofia é designada sob o nome genérico de "existencialismo" e revela-se, sobretudo, nos volumes L' être et le Néant, Situations e Critique de la Raison Dialectique. Em 1964, Sartre foi galardoado com o Prémio Nobel da Literatura, que recusou.
 
AUTOR:
 
      Jean-Paul Charles Aymard Sartre (Paris, 21 de junho de 1905 – Paris, 15 de abril de 1980) foi um filósofo, escritor e crítico francês, conhecido como representante do existencialismo. Acreditava que os intelectuais têm de desempenhar um papel ativo na sociedade. Era um artista militante, e apoiou causas políticas de esquerda com a sua vida e a sua obra.
Repeliu as distinções e as funções problemáticas e, por estes motivos, se recusou a receber o Nobel de Literatura de 1964. Sua filosofia dizia que no caso humano (e só no caso humano) a existência precede a essência, pois o homem primeiro existe, depois se define, enquanto todas as outras coisas são o que são, sem se definir, e por isso sem ter uma "essência" que suceda à existência. Ele também é conhecido por seu relacionamento aberto que durou cerca de 51 anos (até sua morte) com a filósofa e escritora francesa Simone de Beauvoir.


        Sartre é um outro gênero de escritor, filósofo crítico e realista. Leia-o... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário