segunda-feira, 11 de abril de 2022

D. H, LAWRENCE - A VIRGEM E O CIGANO

A VIRGEM E O CIGANO

D. H. LAWRENCE

FICHA TÉCNICA:
TÍTULO: VIRGEM E O CIGANO, A
TÍTULO ORIGINAL: THE VIRGIN AND THE GIPSY
VOLUME: ÚNICO
AUTOR: LAWRENCE, D. H.
TRADUÇÃO: ALEXANDRE PINHEIRO TORRES
LITERATURA: LITURA INGLESA
GÊNERO: ROMANCE
EDITORA: RECORD
EDIÇÃO: 2ª
ANO: 1970
IDIOMA: PORTUGUÊS
ESPECIFICAÇÕES:BROCHURA|133 páginas
ISBN: S/CÓDIGO
INÍCIO DA LEITURA: 14/08/1980
TÉRMINO: 18/08/1980
 
SINOPSE:
 
         Yvette, a temperamental filha de um vigário, anseia libertar-se dos limites sufocantes de uma respeitável família de classe média. Na sua ansiosa busca por amor e liberdade, Yvette trava conhecimento com um cigano que despertará nela uma força elementar. Só não sabe que essa força irá ameaçar o tecido da sua existência. Obra percursora de O Amante de Lady Chatterley, com o seu tema de amor e desejo entre diferentes classes sociais, A Virgem e o Cigano é uma poderosa evocação do conflito entre intuição e convenções sociais, escrita de forma brilhante, por um autor que soube inventar a sua própria linguagem.
 
AUTOR:
 
       David Herbert Lawrence ou D. H. Lawrence (Nottingham, 11 de Setembro de 1885 — Vence, 2 de Março de 1930) foi um controverso e prolífico escritor inglês, conhecido pelos seus romances, poemas e livros de viagens. Lawrence pertence à escola modernista.
      A sua obra aborda temas considerados controversos no início do século XX, como a sexualidade e as relações humanas por vezes com características destrutivas e estende-se a praticamente todos os géneros literários, tendo publicado novelas, contos, poemas, peças de teatro, livros de viagens, traduções, livros sobre arte, crítica literária e cartas pessoais.
       Em conjunto, a obra expõe uma alargada reflexão sobre os efeitos desumanizantes da modernidade e da industrialização. Os temas que Lawrence abordou tornaram a obra importantíssima para a compreensão de uma época influenciada por Freud e por Nietzsche.
      "O Amante de Lady Chatterley" foi proibido na época e passou a circular clandestinamente. "O Arco Íris" foi considerado obsceno. E "Mulheres Apaixonadas" foi recusado pelos editores de Londres, só foi publicado cinco anos depois em Nova Iorque.
      Além de escritor, Lawrence também era pintor e produziu muitas obras expressionistas.

      Este foi mais um livro que marcou época! O Escritor tinha suas próprias ideias e tentou abrir os olhos da humanidade para o que ele antevia.
           Leia-o e analise as verdades do autor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário