domingo, 6 de setembro de 2020

JÚLIO VERNE - 20.000 LÉGUAS SUBMARINAS 22/50

20.000 LÉGUAS SUBMARINAS
JÚLIO VERNE
FICHA TÉCNICA
TÍTULO: 20.000 LÉGUAS SUBMARINAS
TÍTULO ORIGINAL: VINGT MILLES LIEUES SOUS LES MERS
AUTOR: JÚLIO VERNE
VOL. 22/50
TRADUÇÃO: PAULO MENDES CAMPOS
LITERATURA:FICÇÃO FRANCESA
COLEÇÃO: CLÁSSICOS DA LITERATURA JUVENIL
GÊNERO: FICÇÃO
EDITORA: ABRIL CULTURAL
EDIÇÃO: 1ª
ANO: 1972
IDIOMA: Português
ESPECIFICAÇÕES:CAPA DURA|144 páginas
ISBN: SEM CÓDIGO
INÍCIO DA LEITURA: 1977
TÉRMINO:1977

SINOPSE:

Vinte Mil Léguas Submarinas (no original, em francês: Vingt mille lieues sous les mers) é uma das obras literárias mais famosas do escritor Júlio Verne. Originalmente publicada em forma de uma série no periódico Magasin d'Éducation et de Récréation, de Março de 1869 a Junho de 1870, teve uma edição ilustrada publicada em Novembro de 1871, com 111 ilustrações por Alphonse de Neuville e Édouard Riou.
Como a grande maioria das obras de Júlio Verne, esta é muito baseada nos conhecimentos da época (meados do século XIX), em conjunto, claro, com a rica e vasta imaginação de Verne.
Em Vinte Mil Léguas Submarinas, Verne concebe um submarino, o Náutilus, completamente autônomo do meio terrestre, movido somente a electricidade. O engenheiro e dono de tal feito, é o capitão Nemo, que, com sua tripulação, cortou qualquer relação com as nações e com a humanidade. Vivem somente do que o mar lhes dá - a comida, a matéria prima que necessitam para a produção de eletricidade, tudo vem do mar.
Mas a humanidade, não conhecendo a existência desta obra prima de engenharia que o capitão Nemo criou em segredo, e, quando este, com ou sem intenção, começou a provocar desastres em navios e embarcações, o mundo começou a temê-lo, julgando-o um monstro marinho, um narval gigante, começando assim a caça à quimera.
O Professor Aronnax, naturalista francês, Conseil, seu criado, e Ned Land, arpoador exímio de nacionalidade canadense, partem no navio Abraham Lincoln da marinha norte-americana, juntamente com toda a sua tripulação, com o intuito de caçar e livrar os mares de tal aberração.
No contacto com o monstro, o Abraham Lincoln é danificado até ao ponto de não poder prosseguir viagem. Aronnax, Conseil e Ned Land são atirados ao mar onde são recolhidos pelo submarino, e assim feitos prisioneiros, mas com a liberdade de poderem andar à vontade neste navio que navega abaixo do nível do mar.
Durante vários meses, o Náutilus percorreu dezenas de milhares de quilômetros sob as águas, passando por variadíssimos lugares e peripécias. O título do livro se refere a essa distância, usando a unidade arcaica légua.
Vinte mil léguas submarinas – Silvio Alvarez
Já mencionamos este autor, noutro livro, sua fantástica mente merece ser destacada mais uma vez nesta coleção. Ele merece que se leiam todos os seus livros, este é mais um incrível e envolvente livro. O autor com suas palavras tecendo toda uma trama inacreditável...
Este livro é mais um campeão de aventuras inimagináveis, agora voltando ao século XIX. Será que você vai acreditar vem mim e vai lê-lo, torso por isso, pois o beneficiado será você e eu terei feito a boa ação de leva-lo a ler, seguindo o meu lema, com os três dedos levantados da mão direita e o polegar sobre o mindinho: SEMPRE ALERTA PARA SERVIR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário