sábado, 18 de maio de 2024

JAMES ELLROY - MEUS LUGARES ESCUROS

MEUS LUGARES ESCUROS

JAMES ELLROY

FICHA TÉCNICA:

TÍTULO: MEUS LUGARES ESCUROS

TÍTULO ORIGINAL: MY DARK PLACES

AUTOR: JAMES ELLROY

VOL.: ÚNICO

LITERATURA: AMERICANA

GÊNERO: BIOGRAFIA

EDITORA: RECORD

EDIÇÃO: 2ª 

ANO: 2011

IDIOMA: Português

ESPECIFICAÇÕES: Brochura|442 páginas

ISBN: 978-85-01-05301-5

INÍCIO DA LEITURA: 16/04/2024

TÉRMINO: 18/05/2024

SINOPSE:

          James Ellroy, o maior escritor policial da atualidade, viveu experiências tão ou mais barra-pesada do que os personagens de seu romance. Quando menino, teve a mãe assassinada. Na adolescência, foi mendigo, viciado e foi preso várias vezes, sendo resgatado para a vida normal pela literatura. Essas experiências duras e fortes impregnam toda sua obra. Os cenários, os personagens e as tramas de livros como Los Angeles — Cidade proibida, Tabloide americano e outros sucessos inspiram-se em sua juventude em uma Los Angeles mítica, repleta de gângsteres, corruptos, drogas, violência e mulheres de formas fartas e caráter duvidoso. No relato biográfico de Meus Lugares Escuros, Ellroy revisita seu passado na tentativa de exorcizar fantasmas que o atormentavam. A ideia era utilizar o dinheiro e o prestígio conseguidos com a literatura para investigar novamente o assassinato de sua mãe, em busca de respostas. Não apenas sobre a identidade do homem que a matou, mas de suas próprias origens. A jornada rumo ao passado é dolorosa, mas, endurecido pelos traumas da infância e juventude, Ellroy a suporta muito bem. Meus Lugares Escuros é dividido em quatro partes. Na primeira, A ruiva, Ellroy revive e relata a investigação do assassinato de sua mãe. Na segunda parte, O menino na fotografia, relembra sua vida, em um relato que começa na infância e vai até a descoberta da literatura. Aqui ele revela sem pudores que foi viciado em drogas, mendigo e que invadiu casas para roubar e cheirar calcinhas. E explica o que foi necessário para conseguir sair do fundo do poço. Depois, em Stone, Ellroy descreve o detetive contratado por ele para reabrir o caso do assassinato de Jean Ellroy. Por último, Geneva Hilliker é o relato da nova investigação do caso, seus desdobramentos e a descoberta da personalidade da mãe, por quem Ellroy confessa até mesmo um forte desejo sexual. Neste livro, Ellroy expõe-se sem medos, e permite aos leitores descobrir os lugares mais obscuros e secretos de seu universo, presente sempre em sua obra ficcional. Escrito com uma enorme crueza, Meus Lugares Escuros é tão brilhante quanto sua ficção. E guia os que se interessam pelas motivações de sua obra literária. Um relato comovente e extremamente duro de uma vida às vezes mais sórdida do que a dos mais vis personagens da ficção policial deste mestre moderno do gênero.

 

AUTOR:

         James Ellroy nasceu em Los Angeles, em 1948, filho de um contador que trabalhava para astros do cinema e de uma enfermeira. Após o divórcio dos pais, morou com a mãe até 1958, quando ela foi assassinada, crime jamais solucionado. Sua juventude antecipava um futuro sem perspectivas: Ellroy viciou-se em drogas e foi preso diversas vezes por furto. Na década de 1970, recuperado, começou a dedicar-se à literatura, e em pouco tempo consagrou-se como um dos maiores autores americanos, ao renovar de maneira irreversível toda a ficção policial contemporânea.

James Ellroy

          Este é um livro METICULOSO, portanto você deve lê-lo como tal, desenvolvendo uma leitura e perquirição, não de recreação, MAS DE DETALHES SEQUENCIAIS. ESTE É UM LIVRO TOTALMENTE DIFERENTE. DUVIDA? ENTÃO LEIA-O!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário