quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

SÓFOCLES - ÉDIPO REI

 ÉDIPO REI

SÓFOCLES
FICHA TÉCNICA
TÍTULO: ÉDIPO REI
TÍTULO ORIGINAL: OIDÍPOUS BASILEUS
AUTOR: SÓFOCLES
VOL.02/20
TRADUÇÃO: GEIR CAMPOS
LITERATURA:TEATRO GREGO
COLEÇÃO: COLEÇÃO TEATRO VIVO
GÊNERO: TRAGÉDIA/TEATRO
EDITORA: ABRIL CULTURAL
EDIÇÃO:
ANO: 1976
IDIOMA: Português
ESPECIFICAÇÕES: CAPA DURA|106 páginas
ISBN: SEM CÓDIGO
INÍCIO DA LEITURA: 04/1976
TÉRMINO: 04/1976 
 
SINOPSE:
 
          Édipo Rei(em grego antigo, Οδίπους Τύραννος, transl. Oidípous Týrannos: 'Édipo Tirano') é uma peça do teatro grego antigo escrita por Sófocles por volta de 427 a.C. Aristóteles, na sua Poética, considerou esta obra como o mais perfeito exemplo de tragédia grega.
         Édipo Rei é a primeira obra de um conjunto que inclui também Antígona e Édipo em Colono. Centra-se na família de Édipo, descrevendo eventos com mais de 8.000 anos. A história desta família é determinada por uma profecia que afirma que Édipo irá matar o seu pai e casar com a sua mãe; a ação desta primeira peça é a descoberta da realização dessa profecia.
       Freud elevou o mito de Édipo a um dos pilares da psicanálise clássica. A definição do Complexo de Édipo remonta a uma carta enviada por Freud a seu amigo Fliess, em que discute relações de poder e saber num drama encenado tipicamente por pai, mãe e filho. Em A verdade e as formas jurídicas, Michel Foucault fez uma análise das práticas judiciárias da Grécia Antiga através da história de Édipo contada por Sófocles.
 
ENREDO:
 
        Monte Citerão, entre Tebas e Corinto, com os pés amarrados, um bebê tebano deve ser deixado ali para morrer. Por piedade, um pastor coríntio consegue levá-lo para sua cidade, onde será adotado pelo rei Pólibo. Muitos anos depois, consultando o oráculo de Delfos para esclarecer uma dúvida sobre sua origem, o jovem, de nome Édipo, é atingido por uma terrível profecia: seu destino é matar o pai e desposar a própria mãe. A fim de evitar o desastre, Édipo abandona Corinto. Em suas andanças, encontra um velho homem, com quem discute em uma encruzilhada. Encolerizado, mata o viajante e quase toda sua comitiva (um só homem escapa). Seguindo sem rumo, chega às portas de Tebas, onde a Esfinge propõe-lhe um enigma. Se errar, morrerá. A resposta de Édipo salva a sua vida e a da cidade. Como dupla recompensa, recebe de Creonte — irmão da rainha e até então regente de Tebas — o título de rei e a mão de Jocasta, viúva de Laio, o rei assassinado misteriosamente.
Passam-se mais de quinze anos. Uma peste terrível assola a cidade. Após consulta ao oráculo de Delfos, Creonte diz ao rei que, para livrar a cidade do flagelo, é preciso encontrar e punir o assassino de Laio. Édipo diz aos tebanos que o criminoso, banido, será maldito para sempre. ...
 
AUTOR:
 
         Sófocles (em grego: Σοφοκλς, Sophoklês; 497 ou 496 a.C.- inverno de 406 ou 405 a.C) foi um dramaturgo grego, um dos mais importantes escritores de tragédia ao lado de Ésquilo e Eurípedes, dentre aqueles cujo trabalho sobreviveu. Suas peças retratam personagens nobres e da realeza. Filho de um rico mercador, nasceu em Colono, perto de Atenas, na época do governo de Péricles, o apogeu da cultura helênica.
         Suas primeiras peças foram escritas depois que as de Ésquilo e antes que as de Eurípedes. De acordo com a Suda, uma enciclopédia do século X, Sófocles escreveu 123 peças durante sua vida, mas apenas sete sobreviveram em uma forma completa. Por quase 50 anos, Sófocles foi o mais celebrado dos dramaturgos nos concursos dramáticos da cidade-estado de Atenas, que aconteciam durante as festas religiosas Leneana e Dionísia. Sófocles competiu em cerca de 30 concursos, venceu 24 e, talvez, nunca ficou abaixo do segundo lugar; em comparação, Ésquilo venceu 14 concursos e foi derrotado por Sófocles várias vezes, enquanto Eurípides ganhou apenas quatro competições.
        Também trabalhou como ator. Foi ordenado sacerdote de Asclépio, o deus da medicina, e eleito duas vezes para a Junta de Generais, que administrava os negócios civis e militares de Atenas. Dirigiu o departamento do Tesouro, que controlava os fundos da Confederação de Delos.
        Em suas tragédias, mostra dois tipos de sofrimento: o que decorre do excesso de paixão e o que é consequência de um acontecimento acidental (destino). Reduziu a importância do coro no teatro grego, relegando-o ao papel de observador do drama que se desenrola à sua frente. Também aperfeiçoou a cenografia e aumentou o número de elementos do coro de 12 para 15, porém esse número pode variar de acordo com o poeta que define a tragédia. Sua concepção teatral foi inovadora e elevou o número de atores de dois para três.
         Sugiro que o leia, pois representa o pensamento de um autor que nasceu em 497a.c. e faleceu em 406a. c. ou 405a.c. com 91 anos, procure semelhanças com o nosso pensamento e atitudes de hoje...

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