sábado, 8 de outubro de 2022

TREVANIAN - SHIBUMI

SHIBUMI

TREVANIAN
FICHA TÉCNICA
TÍTULO:SHIBUMI
TÍTULO ORIGINAL: SHIBUMI
AUTOR: TREVANIAN
TRADUÇÃO: WILMA FREITAS RONALD DE CARVALHO
LITERATURA: NORTE-AMERICANA
GÊNERO: ESPIONAGEM
COLEÇÃO: NENHUMA
EDITORA: CÍRCULO DO LIVRO
EDIÇÃO: 1ª
ANO: 1979
IDIOMA: Português
ESPECIFICAÇÕES:CAPA DURA|434 páginas
ISBN: S/CÓDIGO
INÍCIO DA LEITURA: 21/09/1981
TÉRMINO: 03/10/1981
 
SINOPSE:
 
     Este não é um livro novo. Seu lançamento no Brasil foi em 1984 e depois uma nova edição em 2006 pela Landscape. Shibumi não é uma obra fácil de ser lida. Para muitos nascidos pós 1995, é necessária uma boa busca pelo Google ou com pessoas que são da época.
      Trevanian consegue nos segurar do início ao fim de sua aventura com Hel. Em alguns momentos pode-se achar que o personagem é um James Bond. Mas em seguida isso já some da cabeça do leitor. Hel é único! É um personagem cheio de misticismo. Um homem crescido na Segunda Guerra Mundial.
      Ele não tem pátria. Nasceu Russo, passou parte de sua infância na China e se tornou homem no Japão. E agora mora na Europa. Hel é uma mistura de culturas e simbolismos, que o torna único.
      Shibumi é um livro com referências a espionagem. Possui as doses de aventura com lugares maravilhosos descritos pelo autor. É um livro ágil e cheio de reviravoltas.
      Trevanian joga contra o estilo de vida americano e europeu. E mostra um lado do Japão que não existe mais e crítica a sua evolução. Mas também entende a necessidade das mudanças. E que aceitar, não é o mesmo de se entregar a essas mudanças.
     Ele te faz refletir sobre a nossa existência. Quais realmente são os valores que desejamos para nós. Aqueles que acabamos esquecendo em algum ponto do tempo e que agora, por mais que queiramos trazer ele de volta, torna-se quase impossível.
    Shibumi não é apenas uma aventura de espionagem e história. Ele é sobre filosofia. O livro é uma máquina do tempo que passeia entre o passado e o futuro mostrando o crescimento do personagem e evidenciando suas escolhas que o tornaram quem é. Durante esta jornada, ainda somos apresentados a Companhia. A grande antagonista do herói.
       É interessante ler e perceber o quanto o autor nos joga na cara o que é o nosso mundo através da Companhia. Mesmo para um livro escrito na época da Guerra Fria, Shibumi ainda é atual. Tira-se os personagens do passado e coloca-se os de hoje. Muda o ano e tudo continua o mesmo. As guerras continuam as mesmas e a busca de poucos, ainda é pelo seu Shibumi.
 
AUTOR:
 
     Rodney William Whitaker(Nova Iorque, 12 de Junho de 1931-Inglaterra, 14 de Dezembro de 2005) foi um escritor estadunidense.
       Rodney publicou trabalhos sob os pseudônimos de Trevanian, de Nicholas Seare e de Benat Le Cagot.
       Rodnei não gostava da imprensa por isso raras foram as entrevistas feitas por ele, e estas normalmente eram dadas apenas por telefone.
GRANVILLE, N Y

       Li este livro em 81, foi muito absorvente e pleno em adrenalina. Leia-o...

Nenhum comentário:

Postar um comentário