segunda-feira, 29 de agosto de 2022

ROBERTO FREIRE - CLEO E DANIEL

CLEO E DANIEL

ROBERTO FREIRE
FICHA TÉCNICA
TÍTULO: CLEO E DANIEL
TÍTULO ORIGINAL: IDENTICO
AUTOR: ROBERTO FREIRE
TRADUTOR: NENHUM
VOL. ÚNICO
LITERATURA: BRASILEIRA
GÊNERO: ROMANCE
EDITORA: GLOBAL
EDIÇÃO: 12ª
ANO: 1981
IDIOMA: Português
ESPECIFICAÇÕES: BROCHURA|182 páginas
ISBN: S/CÓDIGO
INÍCIO DA LEITURA:26/10/1983
TÉRMINO: 31/10/1983
 
SINOPSE:
 
      Dois jovens nus saem do apartamento e começam a bater nas portas. A maioria das pessoas fecha as portas sem ouvi-los, ou os que os ouvem escandalizam-se. Os jovens afirmam ter encontrado a paz e, agarrando-se às pessoas, gritam isso. É assim que Roberto Freire, em 'Cleo e Daniel', sintetiza os principais problemas do comportamento da juventude de uma época, revelando um mundo subterrâneo e emergente, circunscrito às conversas e tragédias pessoais de um país sob ditadura, o choque de gerações e o desencontro de culturas. Romance da década de 60, este livro mantém sua atualidade, sendo best-seller absoluto desde que foi lançado.


AUTOR:
 
       Roberto Freire foi um médico psiquiatra e escritor brasileiro, conhecido por ser o criador de uma nova e heterodoxa técnica terapêutica denominada Soma (somaterapia). Foi também diretor de cinema e teatro, autor de telenovela, letrista e pesquisador científico.
Entre suas obras literárias mais importantes figuram Cléo e Daniel (história que foi levada ao cinema, com Myriam Muniz, Sônia Braga e John Herbert, entre outros), Sem entrada e sem mais nada, Coiote e os ensaios Utopia e Paixão, Sem Tesão Não Há Solução e Ame e dê Vexame. Escreveu também contos eróticos, literatura policail e infantil.
       Na televisão, teve quadros em programas como TV Mulher e escreveu os primeiros capítulos da fracassada telenovela O Amor é Nosso, exibida em 1981, com Wilson Aguiar Filho. Posteriormente ambos seriam substituídos por Walter Negrão.
      Autor de vários livros, escreveu para o teatro, cinema e televisão. Entre suas obras mais conhecidas estão Sem Tesão Não Há Solução, Coiote e Cleo e Daniel, que ganhou versão para o cinema em 1970, com Sônia Braga, dirigida pelo autor. Na TV, escreveu para os programas A Grande Família e TV Mulher.
       Mais um autor digno de ser lido, este foi um livro que marcou a minha leitura adolescente, pela ternura e despudoradamento singelo dos personagens. Apenas leia-o...

Nenhum comentário:

Postar um comentário