sábado, 18 de junho de 2022

MONIQUE RAPHEL HIGH - O APLAUSO FINAL

O APLAUSO FINAL

MONIQUE RAPHEL HIGH
FICHA TÉCNICA
TÍTULO: O APLAUSO FINAL
TÍTULO ORIGINAL: ENCORE
AUTOR: MONIQUE RAPHEL HIGH
TRADUTOR: MARIA CÉLIA CASTRO
VOL. ÚNICO
LITERATURA: FRANCO-AMERICANA
GÊNERO: ROMANCE
EDITORA: RECORD
EDIÇÃO: 1ª
ANO: 1981
IDIOMA: Português
ESPECIFICAÇÕES: BROCHURA|480 páginas
ISBN: S/CÓDIGO
INÍCIO DA LEITURA: 23/11/1988
TÉRMINO: 07/12/1988
 
SINOPSE:
 
      “Os bailarinos tinham permissão para dar dois ou mesmo mais encore; não havia restrições. Mas quando o czar e a czarina estavam presentes, se a plateia exigia um terceiro encore, tínhamos que nos voltar para o Camarote Imperial e esperar por um sinal do imperador e imperatriz.
     ...Quando ela deu seu consentimento por um gesto de cabeça, fiz uma profunda reverência e tornei a me envolver em minha coda para uma verdadeira tempestade de aplausos.”
MATILDA KCHESSINSKAYA, Dancing in Petersburg
 
AUTOR:
 
    Monique Raphel High foi uma escritora franco-americana. Ela nasceu em Nova York em 3 de maio de 1949 e morreu em 12 de março de 2017.
   High era a única filha de pais franceses que emigraram para os Estados Unidos para escapar da invasão nazista na Europa. Seu pai, o executivo de cinema David Raphel, é neto do Barão David de Günzburg. Quando ela tinha apenas alguns meses de idade, seus pais voltaram para a Europa, onde ela foi criada em Paris, Roma e Amsterdã.
     Enquanto High era adolescente, sua mãe trabalhou no departamento de relações públicas da Columbia Films e como agente da Alain Bernheim Literary Agency. Ela representou James Jones e Irwin Shaw.
    Quando criança, High fez pesquisas para Jules Dassin.
      O pai de Monique, o executivo de cinema David Raphel, é filho da Baronesa Sonia (Sofia Sara) de Gunzburg, e neto do Barão David de Günzburg, cuja família foi enobrecida pelo czar Alexandre II e é considerada uma das mais notáveis dinastias judaicas do mundo. O Barão David, que deu nome ao pai de Monique, era um renomado estudioso, cuja biblioteca ocupava o segundo lugar entre as bibliotecas particulares existentes, sendo a do Rei da Inglaterra a única biblioteca maior da época. Esta biblioteca, repleta de livros raros e manuscritos que datam da Idade Média, foi apreendida em 1917 pelos bolcheviques e agora é exibida na Rússia pelo governo de Vladimir Putin.
   High se casou com Robert Duncan High, seu namorado de Yale, um executivo de publicidade, em 1969, o dia do baile de formatura. A filha deles, Nathalie Danielle Carroll, nasceu em Chicago em 1972. Eles se divorciaram em 1981.
      Ela se casou com o psiquiatra / psicólogo soviético Grigorii Raiport em 1985. Ele era o psicólogo esportivo da equipe olímpica dos EUA e desertou em 1976. Eles co-escreveram Red Gold. Eles se divorciaram em 1987.
       High casou-se com o advogado de defesa criminal de Los Angeles, Ben Walter Pesta, II, em 1987. Eles foram casados até sua morte em julho de 2014.
       High viveu em Westwood, CA e está trabalhando em seu mais novo romance, um drama de tribunal.
       High morreu em 12 de março de 2017 após um período de doença.
      Uma escritora que nos brinda com sua imaginação literária, este é mais um dos imperdíveis, por isso digo e faço, leiam, pois é o melhor exercício para a nossa mente e expansão do nosso intelecto...
       No momento falo de Monique Raphel High, só leia e veja por si mesmo. É sensacional... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário