domingo, 15 de maio de 2022

HARPER LEE - O SOL É PARA TODOS

O SOL É PARA TODOS

HARPER LEE
FICHA TÉCNICA
TÍTULO: O SOL É PARA TODOS
TÍTULO ORIGINAL: TO KILL A MOCKINGBIRD
AUTOR: HARPER LEE
TRADUTOR: MARIA APARECIDA MORAES REGO
VOL. ÚNICO
LITERATURA: NORTE-AMERICANA
GÊNERO: SUSPENSE
EDITORA: RECORD
EDIÇÃO: 3ª
ANO: 1960
IDIOMA: Português
ESPECIFICAÇÕES: CAPA DURA|317 páginas
ISBN: S/CÓDIGO
INÍCIO DA LEITURA: 13/02/1961
TÉRMINO: 22/02/1961
 
SINOPSE:
 
      To Kill a Mockingbird(Brasil: O Sol É para Todos/Portugal: Por Favor, Não Matem a Cotovia ou Mataram a Cotovia) é um romance vencedor do Pulitzer escrito por Harper Lee e lançado em 1960. Foi um sucesso instantâneo, se tornando um dos maiores clássicos da literatura norte-americana moderna. Deu origem a um filme homônimo, vencedor do Oscar de melhor roteiro adaptado em 1962. O romance é baseado livremente nas memórias familiares da autora, assim como em um evento ocorrido próximo a sua cidade natal em 1936, quando ela estava com 10 anos de idade.
         Apesar de sua imensa popularidade o livro não recebeu atenção detalhada da crítica, tratamento dispensado a outros clássicos modernos. Claudia Durst Johnson, autora de diversos livros e artigos sobre To Kill a Mockingbird, escreveu em 1994: "Completos 33 anos de sua publicação, ele nunca foi tema de uma dissertação, sendo alvo de apenas seis estudos literários, a maioria deles com não mais do que duas páginas." Outro escritor concordou em 2003, ao observar que o livro é "um ícone cuja oscilação emocional permanece estranhamente impactante, por permanecer também inexplorada."
        O romance é conhecido pela sua vivacidade e humor, apesar de lidar com assuntos sérios como estupro e desigualdade racial. O pai do narrador, Atticus Finch, atuou como um herói moral para muitos leitores e como um modelo de integridade para os advogados. Um crítico explica o impacto do romance quando escreve,"no século XX, To Kill a Mockingbird é provavelmente o livro que aborda a questão das raças mais lido nos Estados Unidos, e seu protagonista, Atticus Finch, a imagem ficcional mais duradoura de heroísmo racial".
      O livro me chocou com a crueldade humana que descortinei em suas palavras, a escritora foi muito precisa ao descrever as ideias de seu imaginário, é um livro que deve ser lido, pois passados tantos anos, esses fatos continuam ocorrendo entre nós, pseudocivilizados... deixem-se envolver. É chocante e fantástico... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário