domingo, 29 de maio de 2022

BÖLL, HEINRICH - CASA SEM DONO

CASA SEM DONO

BÖLL, HEINRICH 
FICHA TÉCNICA:
TÍTULO:CASA SEM DONO
TÍTULO ORIGINAL: HAUS OHNE HÜTER
AUTOR:HEINRICH BÖLL
TRADUÇÃO: EBRÉIA DE CASTRO ALVES
LITERATURA:LITERATURA ALEMÃ
GÊNERO: RECONSTRUÇÃO OU LITERATURA DE ESCOMBROS
EDITORA: CÍRCULO DO LIVRO
EDIÇÃO: 2ª
ANO: 1976
IDIOMA: Português
ESPECIFICAÇÕES:Capadura|314 páginas
ISBN: S/CÓDIGO
INÍCIO DA LEITURA: 15/04/1981
TÉRMINO: 24/04/1981
 
SINOPSE:
 
     Romance com muitas questões importantes sobre as quais refletir. Böll expõe de maneira muito humana o flagelo da guerra, no caso de duas famílias alemãs (e seus agregados) que experimentam o amargor das consequências da derrota da Alemanha. Uma outra abordagem muito conspícua é o poder da palavra: um dos personagens inadvertidamente ouve determinada sendo pronunciada numa conversa e se sente extremamente incomodado, por causa da incerteza do seu significado. Uma obra fundamental.
 
AUTOR:
 
        Nascido em 1917, Heinrich Böll assumiu papel central na cena cultural e literária alemã, desde os primeiros anos do pós-guerra até 1985, quando faleceu. Sua obra ficcional, agraciada em 1972 com o Prêmio Nobel de Literatura, voltou-se à representação do cotidiano dos cidadãos alemães, sob a perspectiva dos conflitos morais e éticos vividos nos contextos de miséria, reconstrução e esplendor socioeconômico da sociedade alemã ocidental após a Segunda Guerra. Sua narrativa simples, mas inventiva, atenta e perspicaz, encontrou grande repercussão junto a leitores alemães e estrangeiros. A tiragem total de seus livros, traduzidos para mais de trinta idiomas, alcançou a marca de vinte milhões de exemplares, alguns dos quais também integraram a cena literária brasileira, sobretudo entre 1968 e 1987.
     ...Quando a guerra terminou, ele estava preso num campo de concentração norte-americano na Franças. Libertado quase que imediatamente pela sua notória oposição ao regime de Hitler, ele começaria a ganhar a vida como marceneiro e funcionário do governo de sua cidade natal.
     A partir de 1951 passou a viver exclusivamente da literatura – ambição presente em todos os momentos do escritor: “Eu sempre quis escrever, porém as palavras só foram encontradas muitos anos após o despertar de minha consciência”.


     É incrível!!! Leia-o! Deixe-se impregnar pelas palavras do autor e faça uma reflexão sobre o nosso entorno... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário