segunda-feira, 14 de março de 2022

AMOS TUTUOLA - O BEBEDOR DE VINHO DE PALMEIRA

O BEBEDOR DE VINHO DE PALMEIRA
AMOS TUTUOLA 

FICHA TÉCNICA
TÍTULO: O BEBEDOR DE VINHO DE PALMEIRA
TÍTULO ORIGINAL: THE PALM WINE DRINKARD AND HIS PALM WINE TAPSTER IN DEAD’S TOWN
AUTORA: AMOS TUTUOLA
TRADUTOR: ELIANE FONTENELLE
VOL.: ÚNICO
LITERATURA: FICÇÃO NIGERIANA
GÊNERO: CHAMAREI DE CONTO MATRIOSKA
EDITORA: CÍRCULO DO LIVRO
EDIÇÃO: 1ª
ANO: 1952
IDIOMA: Português
ESPECIFICAÇÕES: CAPA DURA|144páginas
ISBN: S/CÓDIGO
INÍCIO DA LEITURA: 28/02/2022
TÉRMINO: 05/03/2022
 
AUTOR
 
      Amos Tutuola(Abeocutá, 20 de junho de 1920Ibadã, 8 de junho de 1997) foi um escritor nigeriano que publicou livros baseados parcialmente em contos populares iorubás.
     Amos Tutuola nasceu Olatubosun Odebami em Uasinmi, uma aldeia perto de Abeocutá, em 1920, onde seus pais Charles Tutuola Odebami e Esther Aina Odebami - que eram iorubás cristãos e agricultores de cacau - viviam. Ele era o filho mais novo de seu pai, e sua mãe era a terceira esposa de seu pai. Seu avô, Odafim da Ebalândia, chefe Odebami (1842-1936), patriarca do clã Odebami, era um chefe dos ebás e um seguidor da religião iorubá.
    Seu título "Odafin" significava que tinha uma posição administrativa no governo tradicional da Ebalândia e era um dos Iuarefa dos Oboni. Quando tinha sete anos, em 1927, Amos tornou-se servo de F. O. Monu, um homem iorubá, que o enviou à escola primária do Exército da Salvação como forma de pagamento por seu serviço. Aos 12 anos, ele frequentou a Escola Central Anglicana em Abeocutá. Sua breve educação limitou-se a seis anos (de 1934 a 1939).
     Após a morte de seu avô, em 1936, a maioria dos membros da família decidiu adotar o estilo europeu de nomeação e tomar seu nome, Odebami, como sobrenome. No entanto, muitos membros da família, como Amos, decidiram usar o nome de seu pai, Tutuola. Foi assim que seu sobrenome se tornou Tutuola. Quando seu pai morreu em 1939, Tutuola deixou a escola para treinar como ferreiro, atividade que praticou de 1942 a 1945 para a Royal Air Force(Força Aérea Real) na Nigéria durante a Segunda Guerra Mundial.
      Posteriormente, ele tentou várias outras vocações, incluindo vender pão e atuar como mensageiro do Departamento de Trabalho da Nigéria. Em 1946, Tutuola completou seu primeiro livro completo, The Palm-Wine Drinkard, dentro de alguns dias. Em 1947, casou-se com Victoria Alake, com quem teve quatro filhos e quatro filhas. No entanto, ele também se casou com outras 3 esposas. Amos Tutuola é o tio dos jogadores nigerianos Segun Odebami e Wole Odebami.
 
SINOPSE:
 
         Desde menino, com dez anos de idade, eu já era bebedor de vinho de palmeira. Não fazia outra coisa senão beber vinho de palmeira. Naquela época não conhecíamos outro dinheiro a não ser o cauri, de maneira que tudo era muito meu pai tinha oito filhos, e eu era o mais velho. Os outros eram trabalhadores esforçados, mas eu era apenas um perito bebedor de vinho de palmeira. Começava a beber de manhã e continuava pela noite adentro. Àquela altura já não conseguia beber água comum, mas apenas vinho de palmeira. *Quando meu pai percebeu que eu não sabia ser outra coisa além de beber, contratou para mim um excelente vinhateiro cujo único trabalho seria preparar vinho de palmeira diariamente. Ganhei do meu pai uma fazenda de nove mil jardas quadradas com quinhentas e sessenta mil maneiras, e esse vinhateiro preparava cento e cinquenta barris pequenos cada manhã. Porém, antes das duas horas da tarde, eu já tinha bebido tudo, e por isto, ao anoitecer, ele preparava outros setenta e cinco barris, que eu bebia até o amanhecer. Naquele tempo, eu tinha inúmeros amigos, e eles costumavam beber comigo de manhã até altas horas da noite...

     Achei curioso o gênero do escritor, recorda-me as “Matrioskas”, pois se assemelham a contos dentro de contos, como ocorre com as bonecas russas.
      Além do gênero, a criatividade do autor. As tramas são inimagináveis, poderíamos dizer que é um gênero fabuloso.
       Leia-o e analise a inventividade do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário