domingo, 6 de fevereiro de 2022

JOHN BOYNE - O GAROTO NO CONVÉS

O GAROTO NO CONVÉS

JOHN BOYNE
FICHA TÉCNICA
TÍTULO: GAROTO NO CONVÉS, O
TÍTULO ORIGINAL: MUTINY ON THE BOUNTY
AUTOR: BOYNE, JOHN
VOL. ÚNICO
TRADUÇÃO: LUIZ A. DE ARAÚJO
LITERATURA: FICÇÃO IRLANDESA
GÊNERO: FICÇÃO HISTÓRICA: FÁBULA
EDITORA: COMPANHIA DAS LETRAS
EDIÇÃO: 1ª
ANO: 2009
IDIOMA: Português
ESPECIFICAÇÕES:Brochura|492 páginas
ISBN: 978-85-359-1505-1
INÍCIO DA LEITURA: 04/02/2010
TÉRMINO:18/02/2010
 
SINOPSE:

         Em abril de 1789, semanas após concluir no Taiti uma curiosa missão com fins botânicos, o navio de guerra britânico HMS Bounty foi palco de uma revolta de parte da tripulação contra o capitão William Bligh, que acabou deixado à própria sorte em um bote em alto-mar, com os marinheiros ainda fiéis a seu comando. Sem provisões e instrumentos de navegação adequados, o grupo enfrentou 48 dias de duras provações até alcançar a costa do Timor. O episódio inspirou numerosos livros e filmes.
        Em O Garoto no Convés, agora publicado em edição econômica, a história da expedição é narrada do ponto de vista de John Jacob Turnstile, um garoto de Portsmouth, sul da Inglaterra, que sofre abusos de toda sorte, inclusive sexuais, no orfanato e pratica pequenos furtos nas ruas da cidade. Detido pela polícia após roubar um relógio, é salvo pela própria vítima do roubo quando esta lhe faz uma proposta: em vez de ficar encarcerado, embarcaria no HMS Bounty para passar pelo menos dezoito meses como criado particular do respeitado capitão Bligh. Turnstile aceita a barganha, planejando fugir na primeira oportunidade. Mas a rígida disciplina da vida no mar e uma relação cada vez mais leal com o capitão transformarão sua vida para sempre. É pela voz desse adolescente insolente e sagaz, mas ao mesmo tempo frágil e ingênuo, que o leitor acompanhará uma viagem repleta de intrigas, tempestades intransponíveis, cenários exóticos e lições de lealdade, paixão e sobrevivência.
         Numa prosa instigante e bem-humorada, que torna esse um romance difícil de largar, Boyne confirma as qualidades que fizeram de O Menino do Pijama Listrado um sucesso no mundo inteiro.
        Este livro é um documentário de um incidente real ocorrido numa época em que o respeito à vida alheia, não era ainda um dogma. Não que hoje em dia tenhamo-nos transformado em bons samaritanos, mas modificamos bastante a nossa filosofia de vida. É um livro muito elucidativo e informativo.
          Leia-o e veja se é realmente um livro interessante e digno de ser lido, para mim todos os livros são dignos de nosso apreço, já que acrescentam conhecimentos, que jamais saberíamos se não fosse através desses magos ou feiticeiros da literatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário