sábado, 14 de agosto de 2021

CONDESSA DE SÉGUR - A MENINA INSUPORTÁVEL

A MENINA INSUPORTÁVEL

CONDESSA DE SÉGUR

FICHA TÉCNICA
TÍTULO: MENINA INSUPORTÁVEL, A
TÍTULO ORIGINAL: QUEL AMOUR D’ENFANT (1867)
AUTOR: CONDESSA DE SÉGUR
VOL. N°20
LITERATURA: FRANCESA
COLEÇÃO: COLEÇÃO AZUL
GÊNERO: AVENTURA
EDITORA: CASA DO LIVRO EDITORA
EDIÇÃO: 1ª
ANO: 1951
IDIOMA: Português
ESPECIFICAÇÕES:CAPA DURA|219 páginas
ISBN: SEM CÓDIGO
INÍCIO DA LEITURA: 1955
TÉRMINO:1955
 
AUTORA:
 
        Condessa de Ségur é o nome porque ficou conhecida Sophie Feodorovna Rostopchine. Nasceu a 1 de agosto de 1799 em São Petersburgo, na Rússia imperial, no seio de uma família aristocrática. A sua infância foi passada em Voronovo, propriedade magnífica que pertencia à família. A sua educação foi rigorosa e incluía a aprendizagem de línguas estrangeiras, com primazia para o francês.
         Em 1817, a família foi obrigada a exilar-se em Paris, e foi então que Sophie conheceu Eugène de Ségur, com quem se casou, em 1819, tendo tido 8 filhos. A Condessa de Ségur começou por inventar histórias para os netos e só escreveu o seu primeiro livro aos 58 anos. Viria a publicar cerca de 20, dos quais os mais conhecidos são Os Desastres de Sofia, As Meninas Exemplares, As Férias e Memórias de um Burro. Estas obras tornaram-na mundialmente famosa e fazem parte do imaginário de várias gerações um pouco por todo o mundo.
        Morreu em Paris no ano de 1874 e é considerada uma das mais importantes escritoras de língua francesa do século XIX. As obras da Condessa de Ségur continuam a ser lidas, publicadas e adaptadas a outras formas artísticas, como o teatro e o cinema.
 
SINOPSE:
 
       "A Menina Insuportável" é uma narrativa da Condessa de Ségur publicada pela primeira vez em 1867. Conta a história de uma menina, Gisela Gerville, desobediente e muito indesciplinada, da sua mãe Leontina, do seu pai Vítor e da sua família - que inclui o seu tio Pedro e as suas tias - e do Sr. Tocambel e da Srª Monclair. Gisela tem dez anos e é muito mimada pelos pais, que cedem a todos os seus caprichos. Toda a família compreende a gravidade da situação e do facto de os pais continuarem a estragar a filha fazendo-lhe todas as suas vontades. A grande questão, que se vai aprofundando com o desenrolar da história, é saber se Gisela ao crescer se modificará e aprenderá a ser uma pessoa melhor. Uma história intemporal que procura conduzir os pais e as crianças a uma vida de harmonia através do respeito mútuo. 

        Como não poderia deixar de ser, continuo apaixonada pelos livros da minha infância, pois foi riquíssima de aventuras reais, talvez espelhada nas narrativas da Condessa de Ségur. Continuo devorando livros, mas aqueles não me saem da memória, foram muito marcantes...
        Para mim ler é a melhor panaceia do mundo, continuo devorando letras, daí o nome do meu blog. Leia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário