terça-feira, 22 de setembro de 2020

ROBERT LOUIS STEVENSON - RAPTADO 33/50


RAPTADO

ROBERT LOUIS STEVENSON

FICHA TÉCNICA
TÍTULO: RAPTADO
TÍTULO ORIGINAL: KIDNAPPED
AUTOR: SWIFT, JONATHAN
VOL. 33/50
TRADUÇÃO: TATIANA BELINKY
LITERATURA:FICÇÃO ESCOCÊS
COLEÇÃO: CLÁSSICOS DA LITERATURA JUVENIL
GÊNERO: AVENTURA
EDITORA: ABRIL CULTURAL
EDIÇÃO: 1ª
ANO: 1973
IDIOMA: Português
ESPECIFICAÇÕES:CAPA DURA|200 páginas
ISBN: SEM CÓDIGO
INÍCIO DA LEITURA: NÃO O LI
TÉRMINO: NÃO O LI

SINOPSE:

Robert Louis Stevenson (Edimburgo, Escócia, 13 de novembro de 1850 — Vailima, Ilhas Samoa, 3 de dezembro de 1894), tendo nascido Robert Lewis Balfour Stevenson, foi um influente novelista, poeta e escritor de roteiros de viagem britânico, nascido na Escócia. Escreveu clássicos como A Ilha do Tesouro, O Médico e o Monstro e As Aventuras de David Balfour.
Considerado um dos mais importantes escritores britânicos do século XIX, está entre os autores mais traduzidos em todo o mundo. Foi, em vida, também um ativista político, crítico social e humanista
Robert Louis (originalmente Lewis) Balfour Stevenson nasceu em Edimburgo, capital da Escócia. Filho de um engenheiro civil, era pressionado pelo pai a seguir mesma carreira, mas a saúde debilitada e a fraca inclinação para a área fizeram com que decidisse por uma carreira alternativa. Em 1866 entrou para a faculdade de Direito de Edimburgo. Lá, escreveu durante 1871 e 1872 para o jornal universitário, o Edinburgh University Magazine (Revista Universidade Edimburgo), revelando seu gosto e talento para a arte e literatura.
No ano de 1873, após concluir a faculdade, Robert mudou-se para a cidade de Londres, Inglaterra, pois sentia-se deslocado no ambiente familiar, marcado por um clima coercitivo e pela inexorável moral e religiosidade puritanas. Em sua curta estadia na cidade, passa a frequentar os salões literários para, algum tempo depois, partir numa longa viagem pela Europa.
O ano de 1876 é importante na sua vida particular, pois, nesse ano, conhece uma mulher norte-americana dez anos mais velha, na França, chamada Fanny Van de Grift Osbourne, com a qual se casa em 1880, em São Francisco, Estados Unidos. Volta à Inglaterra e traz consigo esposa e um enteado, chamado Lloyd Osbourne. No ano seguinte é internado na cidade de Davos, Suíça, para tratar sua tuberculose, da qual sofria há anos. Publicou seu primeiro livro, que consistia em uma narrativa de viagem, em 1878.
Conhece a notoriedade artística ao escrever, em 1886, The Strange case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde (O Médico e o Monstro), um de seus maiores sucessos literários. Com a morte do pai, em 1887, Stevenson retorna aos Estados Unidos, onde volta a tratar de sua tuberculose. No ano seguinte aventura-se num veleiro em diversos arquipélagos do Pacífico-Sul, junto com a esposa e o enteado. Apaixonado pela paisagem paradisíaca, se estabelece definitivamente em Apia, nas Ilhas Samoa, em 1889.
Morreu prematuramente, em 3 de dezembro de 1894, aos 44 anos, enquanto escrevia sua obra-prima inacabada, Weir of Hermiston, vítima de uma hemorragia cerebral. Encontra-se sepultado em Stevenson Family Estate Grounds, Vailima, Tuamasaga em Samoa.
O livro narra a história de David Balfour, um jovem escocês do século XVIII, que ao perder os pais parte de sua terra natal, Essendean, para ir ao encontro de um parente seu ao qual seu pai havia deixado uma carta para ser entregue em mãos. Ao chegar à casa de seu destinatário, David descobre que ele é seu tio, Ebenezer Balfour, dono da propriedade de Shaws. David não é bem recebido por seu tio e sofre uma tentativa de assassinato por parte dele. Assim, David procura contornar a situação, e acreditando que está no controle desta vez, vai com seu tio à cidade de Queensferry onde seu tio trataria de negócios com um capitão de navio. Na cidade, David descobre que seu pai era de fato o irmão mais velho, sendo assim, a propriedade de Shaws lhe pertencia por herança. No entanto, antes de poder reclamar seus direitos, David é ludibriado pelo capitão, Hoseason, que o faz embarcar no navio, o Covenant de Dysart, supostamente para ajudá-lo contra seu tio. Na verdade, Ebenezer havia contratado o capitão Hoseason para raptar seu sobrinho e vendê-lo como escravo nas Carolinas. Desse fato advém o nome do livro...
Vasa's Curious Imbalance | Lucas Laursen

Mais um livro da COLEÇÃO CLÁSSICOS DA JUVENTUDE, esta aventura é não só uma viagem marítima como uma viagem da imaginação, leia-o, absorva todos os perigos e revezes que nosso herói tem que arrostar ler é sempre uma aventura e a oportunidade de viajar por recônditos desconhecidos, vivendo emoções inimagináveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário