domingo, 13 de setembro de 2020

RICHARD ARMSTRONG - AVENTURA DE UM PETROLEIRO 29/50


FICHA TÉCNICA
TÍTULO: AVENTURAS DE UM PETROLEIRO
TÍTULO ORIGINAL: THE LAME DUCK
AUTOR: ARMSTRONG, RICHARD
VOL. 29/50
TRADUÇÃO: EDGAR MAGALHÃES
LITERATURA:FICÇÃO INGLESA
COLEÇÃO: CLÁSSICOS DA LITERATURA JUVENIL
GÊNERO: AVENTURA MARÍTIMA
EDITORA: ABRIL CULTURAL
EDIÇÃO: 1ª
ANO: 1972
IDIOMA: Português
ESPECIFICAÇÕES:CAPA DURA|169 páginas
ISBN: SEM CÓDIGO
INÍCIO DA LEITURA: 1977
TÉRMINO:1977

SINOPSE:

Richard Armstrong (18 de junho de 1903 - 30 de maio de 1986) foi um escritor Inglês que escreveu para adultos e crianças. A maioria de seus livros eram romances situados no mar, ou histórias do mar. Por um desses, Sea Change, ganhou o 1948 Medalha Carnegie da Associação de Bibliotecas, reconhecendo melhor livro infantil do ano por um cidadão britânico. Ele também é conhecido por uma biografia de Grace Darling em que ele desafia a história convencional: Grace Darling: Empregada doméstica e Mito (1965). Ele é frequentemente descrito na capa de seus livros como "autor e mariner".
Ralph Richard Armstrong nasceu em Walbottle, Newcastle upon Tyne, Northumberland em 18 de junho de 1903. Ele era filho de um ferreiro que deixou a escola aos treze anos para trabalhar em um Tyneside siderurgia. Ele passou três anos lá, começando como um garoto de recados e progredindo para lubrificador, trabalhador e motorista de guindaste. Seu livro Sabotage no Forge(1946), situado numa siderúrgica, é altamente considerado por sua descrição precisa e eficaz da experiência de um menino em um ambiente como esse. Da mesma forma, A Whinstone tração(1951) é de forma convincente contra um Northumberland de mineração de carvão fundo.
Após a Primeira Guerra Mundial, ele foi para o mar no Serviço de Merchant e por dezessete anos navegou em muitos tipos de embarcação, ganhando a experiência que mais tarde ele colocou para usar em seus livros sobre a vida marítima. Em 1937, ele deixou o Serviço de Merchant e tentou várias ocupações antes de se concentrar na escrita. Seu primeiro livro publicado foi O Mistério de Obadias(1943), um conjunto de aventura romance em Tynedale e com Thias Stringer, um menino de 13 anos de idade. Sabotage no Forge foi sua sequela, com Stringer na Usina. Mais tarde, ele se baseou em suas experiências de grande alcance no mar, escrevendo sobre, por exemplo, vapores de carga (Passage Início), petroleiros (No Time for Petroleiros), e baleeiros (The Secret Sea).
Armstrong tinha um filho, John, a quem dedicou seu livro Sorte do Marinheiro. Ele morreu em 1986.
Trata-se da viagem de travessia do petroleiro inglês Cape Wrath, no início da Segunda Guerra Mundial, da costa canadense até a irlandesa. Comandado pelo experiente Jack Holroyd, conhecido como Old Man (ou, como muitos se referiam por trás, Jack Olho-de-Peixe), o petroleiro alinha-se com outros navios num comboio, numa tentativa de protegerem-se uns aos outros dos atraques nazistas e, assim, chegarem sãos e salvos em terra.
A aventura tem início quando resgatam dois náufragos num barco, à deriva, e se veem atacados por um submarino. Só não sofrem avarias maiores devido à grande experiência marítima do capitão, já que sua parca munição não fazia frente à estrutura bélica do submarino. Como resultado desta tentativa de fazer sucumbir o navio, afastam-se do comboio, mas logo retomam o rumo e conseguem alcançá-lo, por meio de manobras que incluem soltar grande fumaça no ar para encobrir seu rastro. Tal manobra parece não funcionar e, mais tarde, veem-se diante de um verdadeiro fogo cruzado: não só o baleeiro do comboio vai a pique, como eles próprios sofrem ataques de granadas, metralhadores e canhões. Sendo um cargueiro de petróleo, logo são invadidos pelas chamas assustadoras, enquanto rios de petróleo cobrem o mar à volta e os gases petrolíferos lhes queimam os olhos e dificultam a respiração.Dois navios petroleiros são atacados no Golfo de Omã
Outro livro de aventura, desta vez marítima, já que fala de um petroleiro, uma abordagem bem diferente das que vimos até agora, espero que gostem... Incentivo-o a lê-lo.
Amei, espero que também gostem...
Não o perca...

Nenhum comentário:

Postar um comentário