sexta-feira, 20 de março de 2015

AGRIPA VASCONCELOS - GONGO SOCO

GONGO SOCO
AGRIPA VASCONCELOS

                                               
Informações Técnicas

Título              Gonco Sôco
ISBN               '9788531901522
Páginas            388
Edição              1ª
Tipo de capa      Brochura
Formato            Livro
Editora              Itatiaia
Ano                   1996
Assunto             Literatura Brasileira
Idioma              Português

Trata-se de um grande clássico de caráter didático primordial para a educação. Possui texto de fácil entendimento que estimula o jovem a pensar e adquirir interesse pela leitura.


Na verdade o livro nos narra de forma agradável e com olhar perspicaz, os costumes de antanho brasileiros, a vida nas distantes paragens do interior das Gerais, que ficavam tão longe da capital Rio de Janeiro, as caravanas que eram feitas, para chegar à grande cidade e a influência que os que retornavam traziam para os seus conterrâneos, no que tange ao que conheciam na corte e que importavam para sua terra, costumes sociais, hábitos de traquejo social, etc. É muito interessante, descobrir que o brasileiro já possuía, ou por outra permanece com os mesmos vícios até hoje. Leia e saiba do que estou falando.
GONGO SOCO SIGNIFICA CAMPAINHA QUE NÃO TOCA
Conheça o autor
Agripa Vasconcelos é um dos mais importantes escritores brasileiros. Nasceu em Matozinhos/MG no dia 12 de abril de 1896 e faleceu em 20 de janeiro de 1969, em Belo Horizonte/MG. Formou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, tendo defendido tese aprovada com distinção, para obter o título de Doutor. Filho de Ulysses Gabriel de Castro Vasconcellos, também médico, e de D. Orminda Guimarães de Vasconcellos. Neto paterno de Francisco Gabriel da Cunha e Castro, bisneto de Maria do Carmo Pereira de Vasconcellos, esta, irmã do grande estadista Bernardo Pereira de Vasconcellos.
Toda sua vida foi dedicada à Medicina, tendo trabalhado em diversas cidades mineiras, como Sete Lagoas, Governador Valadares, Ibiá, Caratinga, Patos de Minas, Belo Horizonte e em Recife/PE, como médico-chefe do Banco do Brasil, até aposentar-se. Fazia de sua profissão um apostolado, com seus diagnósticos sempre precisos, como clínico geral, obstetra e cirurgião.
Foi um dos maiores escritores e poetas de Minas. Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, do Instituto Histórico de Ouro Preto e da Academia Mineira de Letras, onde ocupou a cadeira de número 03, cujo patrono foi Aureliano Lessa (1828-1861);fundador Alphonsus de Guimaraens (1870-1921); 1° Sucessor Moacyr Chagas (que renunciou antes da posse);2° Sucessor AGRIPA VASCONCELOS (1896-1969); 3° Sucessor Oscar Corrêa (1921) e 4° Sucessor Ângelo Oswaldo de Araújo Santos. É interessante ressaltar que Agripa é, até os dias atuais, o mais jovem a entrar para a AML, com apenas 22 anos de idade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário