quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

MARY MC CARTY - O GRUPO

O GRUPO

MC CARTHY, MARY


FICHA TÉCNICA
TÍTULO: GRUPO, O
TÍTULO ORIGINAL: THE GROUP
AUTOR: MCCARTHY, MARY
COLEÇÃO: CLÁSSICOS MODERNOS
VOL. 13/50
TRADUÇÃO: FERNANDO DE CASTRO FERRO
LITERATURA:FICÇÃO AMERICANA
GÊNERO: ROMANCE
EDITORA: VICTOR CIVITA, SP
EDIÇÃO: 1ª
ANO: 1974
IDIOMA: Português
ESPECIFICAÇÕES: CAPA DURA|370 páginas
ISBN: S/CÓDIGO
INÍCIO DA LEITURA: 1974
TÉRMINO:1974
 
SINOPSE:
 
       O mais célebre romance de Mary McCarthy relata a vida de oito jovens licenciadas nos anos 30 em Vassar, uma das mais elitistas e conceituadas universidades femininas americanas. Oito jovens de diferentes níveis sociais e personalidades muito diversas - conhecidas como O Grupo - encontram-se uma semana depois de terem terminado o curso para assistir ao casamento de Kay. A cerimónia é o ponto de partida para as suas vidas de adultas nas suas alegrias e tristezas - no trabalho, no amor, no sexo, ou num quotidiano mais ou menos convencional. Ao longo dos anos seguem percursos distintos, mas todas têm como objectivo comum serem diferentes dos pais. A Introdução é de Candace Bushnell, autora de O Sexo e a Cidade e aborda exactamente a influência que o livro teve na sua obra.
    Faço a transcrição de uma sinopse que li e me pareceu pertinente.
     Sempre que alguma aluna adolescente, pede uma sugestão, indico-o e normalmente me agradecem e dizem que gostaram da indicação.
      Li-o, quando era adolescente e nunca o esqueci de tanto que me marcou, por isso sempre o cito, mas não teria como fazer uma sinopse, por isso a transcrição:

    "“O Grupo” nos traz uma história pouco convencional, algumas partes são enfadonhas outras entretanto interessantes, enfim não é como qualquer outra história com narrativa de começo, meio e fim. A leitura pois nem um pouco fácil. 
    "A história passeia pela sociedade, economia, cultura e política do final dos anos 20 e início dos anos 40 do século XX através de um grupo de jovens que discutem idéias, princípios, valores, amizade, sonhos, medos e frustrações. Recém  formadas  de  uma  renomada universidade norte-americana, a Vassar, ao longo da década de 30 do século XX, a história deste grupo de mulheres se move por conversas entre amigas sobre questões referentes a elas dentro do contexto do período em que vivem.
  "Neste grupo se discute de tudo um pouco, filosofa-se demasiadamente sobre questões inerentes ao período em que vivem, tais como política, ideologias, sexo, amor, casamento, fidelidade, amizade, profissionalização, a mulher no mercado de trabalho, maternidade, dentre outras. As personagens interagem com os dilemas de suas amigas, seja apoiando, discordando ou criticando, ou mesmo fazendo parte de alguma forma. Mas considero a leitura pouco atraente e confusa em muitas partes."

Nenhum comentário:

Postar um comentário