sábado, 25 de outubro de 2014

DOSTOIEVSKI - CRIME E CASTIGO

CRIME E CASTIGO

Fiódor Dostoiévski

FICHA TÉCNICA
TÍTULO: CRIME E CASTIGO
TÍTULO ORIGINAL: PRESTUPLÉNIE I NAKAZÁNIE
AUTOR: DOSTOIÉVSKI, FIÓDOR MIKHÁILOVITCH,
VOL.01/10
TRADUÇÃO: ROSÁRIS FUSCO
LITERATURA:LITERATURA RUSSA
COLEÇÃO: OBR. COMPLETAS E ILUSTRADAS DE DOSTOIÉVSKI
GÊNERO: ROMANCE
EDITORA: JOSÉ OLYMPIO EDITÔRA
EDIÇÃO: 1ª
ANO: 1966
IDIOMA: Português
ESPECIFICAÇÕES:CAPA DURA|541 páginas
ISBN: SEM CÓDIGO
INÍCIO DA LEITURA: 1967
TÉRMINO:1967
          
SINOPSE:                   

Crime e Castigo (em russo, Преступление и наказание, Prestuplênie i nakazánie) é um romance do escritor russo Fiódor Dostoiévski publicado em 1866. Narra a história de Rodion Românovitch Raskólnikov, um jovem estudante que comete um assassinato e se vê perseguido por sua incapacidade de continuar sua vida após o delito.
      O romance se baseia numa visão sobre religião e existencialismo com um foco predominante no tema de atingir salvação por sofrimento, sem deixar de comentar algumas questões do socialismo e niilismo.
        Os personagens e a descrição dos seus caracteres e personalidades, bem como outras obras maiores de Fiódor Dostoiévski, inspiraram pensamentos filosóficos, sociológicos e psicológicos da segunda metade do século XIX e também no século XX. Foram influenciados Nietzsche, Sartre, Freud, Orwell, Huxley, dentre outros.
           Os flagrantes traços autobiográficos, como a adoração pela mãe, o vício do jogo (O Jogador) e a fidelidade psicológica, bem como os traços estilísticos do autor, colocaram esta obra, entre as maiores da história da literatura universal e, certamente, junto com Os Irmãos Karamazov, garantiram a Fiódor Dostoiévski a posição de maior escritor russo da história em conjunto com Lev Tolstoy.


Dostoievski é excelente escritor, seus livros são dignos de serem devorados. A literatura russa é a mais espetacular do mundo, claro que não devemos generalizar, pois existem escritores ótimos em todo o mundo, mas os russos, são especiais... LEIA-OOOOOOOOOOO...

Nenhum comentário:

Postar um comentário