quinta-feira, 7 de julho de 2022

MARY WESTMACOTT - O RETRATO

O RETRATO

MARY WESTMACOTT(AGATHA CHRISTIE)
FICHA TÉCNICA
TÍTULO: O RETRATO
TÍTULO ORIGINAL: UNFINISHED PORTRAIT
AUTORES: MARY WESTMACOTT
TRADUÇÃO: CLARICE LISPECTOR
VOL. ÚNICO
LITERATURA: INGLESA
GÊNERO: ROMANCE
EDITORA: NOVA FRONTEIRA
EDIÇÃO: 1ª
ANO: S/DATA
IDIOMA: Português
ESPECIFICAÇÕES: BROCHURA|260 páginas
ISBN: S/CÓDIGO
INÍCIO DA LEITURA: 14/01/1976
TÉRMINO: 21/01/1976
 
SINOPSE:
 
       “Em Celia, muito mais do que em qualquer outro personagem, nós temos um retrato de Agatha”. A frase, de Max Mallowan, o segundo marido de Agatha Christie, refere-se à personagem de Retrato Inacabado, seu segundo romance não policial, publicado sob o pseudônimo de Mary Westmacott.
       No livro, Celia é uma bela e interessante mulher que, numa ilha exótica, encanta Larraby, um célebre pintor de retratos. Ao perceber que ela está prestes a cometer um ato extremo, o artista resolve escutar sua história e, a partir daí, elabora o retrato de Celia não com pinceladas, mas com palavras. E assim, ele reconstrói sua vida desde o nascimento até os dias atuais. “Celia era uma garotinha séria. Ela pensava um bocado sobre Deus e sobre ser boa e pura. Quando puxava um ossinho da sorte, sempre desejava ser boa. Celia era sem dúvida uma puritana, mas ao menos guardava seu puritanismo para si. Às vezes tinha um medo horrível de ser ‘mundana’ (palavra misteriosa e perturbadora!), em especial quando toda vestida de musselina engomada e com uma grande cinta amarelo-ouro, pronta para descer para a sobremesa. Mas no geral vivia complacentemente satisfeita consigo mesma. Ela era uma das eleitas. Estava salva”(Trecho de Retrato inacabado).
       Será que a garotinha Agatha era assim também? Séria ela provavelmente era, como se constata na foto que vem no livro.
 
AUTORA:
 
    Dame Agatha Mary Clarissa Christie, Lady Mallowan, DBE (nascida Miller; 15 de setembro de 1890 - 12 de janeiro de 1976) foi uma escritora inglesa conhecida por seus 66 romances policiais e 14 coleções de contos, particularmente aqueles que giram em torno dos detetives fictícios Hercule Poirot e Miss Marple. Ela também escreveu a peça mais longa do mundo, The Mousetrap, que foi apresentada no West End desde 1952, bem como seis romances sob o pseudônimo de Mary Westmacott. Em 1971, ela foi nomeada Dama (DBE) por suas contribuições à literatura. O Guinness World Records lista Christie como a escritora de ficção mais vendida de todos os tempos, seus romances venderam mais de dois bilhões de cópias.
      Christie nasceu em uma família rica de classe média alta em Torquay, Devon, e foi educada em casa. Ela foi inicialmente uma escritora mal sucedida com seis rejeições consecutivas, mas isso mudou em 1920, quando The Mysterious Affair at Styles, com o detetive Hercule Poirot, foi publicado. Seu primeiro marido foi Archibald Christie; eles se casaram em 1914 e tiveram um filho antes de se divorciarem em 1928. Durante as duas Guerras Mundiais, ela serviu em dispensários hospitalares, adquirindo um conhecimento profundo dos venenos que apareciam em muitos de seus romances, contos e peças de teatro. Após seu casamento com o arqueólogo Max Mallowan em 1930, ela passou vários meses por ano em escavações no Oriente Médio e usou seu conhecimento em primeira mão dessa profissão em sua ficção.
       De acordo com Index Translationum, ela continua sendo a autora individual mais traduzida. Seu romance And Then There Were None é um dos livros mais vendidos de todos os tempos, com aproximadamente 100 milhões de cópias vendidas. A peça teatral de Christie, The Mousetrap, detém o recorde mundial de maior duração inicial. Foi inaugurado no Ambassadors Theatre no West End de Londres em 25 de novembro de 1952 e, em setembro de 2018, havia mais de 27.500 apresentações. A peça foi encerrada em março de 2020 por causa dos bloqueios do COVID-19 e reaberta em maio de 2021.
      Em 1955, Christie foi a primeira a receber o Prêmio Grão-Mestre dos Escritores de Mistério da América. Mais tarde naquele ano, Witness for the Prosecution recebeu um Prêmio Edgar de melhor peça. Em 2013, ela foi eleita a melhor escritora de crimes e O assassinato de Roger Ackroyd o melhor romance policial de todos os tempos por 600 romancistas profissionais da Associação de Escritores de Crime. Em setembro de 2015, And Then There Were None foi nomeado o "Christie favorito do mundo" em uma votação patrocinada pelo espólio do autor. A maioria dos livros e contos de Christie foram adaptados para televisão, rádio, videogames e novelas gráficas. Mais de 30 longas-metragens são baseados em seu trabalho.
       AGATHA CHRISTIE é imperdível...
       Leia-a e veja se concorda comigo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário