quarta-feira, 1 de junho de 2022

JEAN-PAUL SARTRE - A NÁUSEA

A NÁUSEA

JEN-PAUL SARTRE
FICHA TÉCNICA
TÍTULO: A NÁUSEA
TÍTULO ORIGINAL: LA NAUSÉE
AUTOR: JEAN-PAUL SARTRE
TRADUTOR: ANTÓNIO COIMBRA MARTINS
VOL. ÚNICO
LITERATURA: FRANCESA
GÊNERO: ROMANCE
EDITORA: EUROPA-AMÉRICA
EDIÇÃO: 3ª
ANO: S/DATA
IDIOMA: Português
ESPECIFICAÇÕES: BROCHURA|301 páginas
ISBN: S/CÓDIGO
INÍCIO DA LEITURA: 21/04/1966
TÉRMINO: 30/04/1966
 
SINOPSE:
 
      A náusea é o primeiro romance de Jean-Paul Sartre, considerado pela crítica e pelo próprio autor o mais perfeito de sua sempre inquieta e inovadora carreira. O protagonista desta história é o intelectual pequeno-burguês Antoine Roquentin, símbolo de uma geração que descobre, horrorizada, a ausência de sentido da vida. Em um diário, o personagem passa, então, a catalogar impiedosamente todos os seus sentimentos, que culminam em uma sensação penetrante e avassaladora: a náusea. Publicado pela primeira ...
 
AUTOR:
 
     Jean-Paul Charles Aymard Sartre (Paris, 21 de junho de 1905 – Paris, 15 de abril de 1980) foi um filósofo, escritor e crítico francês, conhecido como representante do existencialismo. Acreditava que os intelectuais têm de desempenhar um papel ativo na sociedade. Era um artista militante, e apoiou causas políticas de esquerda com a sua vida e a sua obra.
       Repeliu as distinções e as funções problemáticas e, por estes motivos, se recusou a receber o Nobel de Literatura de 1964. Sua filosofia dizia que no caso humano (e só no caso humano) a existência precede a essência, pois o homem primeiro existe, depois se define, enquanto todas as outras coisas são o que são, sem se definir, e por isso sem ter uma "essência" que suceda à existência. Ele também é conhecido por seu relacionamento aberto que durou cerca de 51 anos (até sua morte) com a filósofa e escritora francesa Simone de Beauvoir.


      Sartre é um outro gênero de escritor, filósofo crítico e realista. Leia-o...

Nenhum comentário:

Postar um comentário