terça-feira, 8 de março de 2022

GRACILIANO RAMOS - S. BERNARDO

S. BERNARDO

GRACILIANO, RAMOS


FICHA TÉCNICA
TÍTULO: SÃO BERNARDO
TÍTULO ORIGINAL: SÃO BERNARDO
AUTOR: GRACILIANO RAMOS
VOL. ÚNICO
LITERATURA: ROMANCS BRASILEIRO
GÊNERO: ROMANCE
EDITORA: RECORD
EDIÇÃO: 83ª
ANO: 2006
IDIOMA: Português
ESPECIFICAÇÕES: BROCHURA|269 páginas
ISBN: 85-01-06665-6
INÍCIO DA LEITURA: 02/01/2022
TÉRMINO: 00/01/2022
 
SINOPSE:
 
      O livro conta a história de Paulo Honório, um homem simples, que movido por uma ambição sem limites, acaba transformando-se em um grande fazendeiro do sertão de Alagoas e casa-se com Madalena para conseguir um herdeiro. Incapaz de entender a forma humanitária pela qual a mulher vê o mundo, ele tenta anulá-la com seu autoritarismo. Com este personagem, Graciliano Ramos traça o perfil da vida e do caráter de um homem rude e egoísta, do jogo de poder e do vazio da solidão, onde não há espaço nem para a amizade, nem para o amor.

AUTOR:

       Graciliano Ramos foi amplamente considerado um dos mais importantes autores brasileiros do século XX. Ele foi uma voz seminal no movimento do "regionalismo" literário.
     Quando criança, Ramos viveu em muitas cidades do Nordeste do Brasil, assolado pela pobreza e condições climáticas severas (secas). Após o ensino médio, Graciliano foi para o Rio de Janeiro, onde trabalhou como jornalista. Em 1915 viajou para Palmeira dos Índios, estado de Alagoas, para morar com o pai e em 1927 foi eleito prefeito.
       Em 1933 publicou seu primeiro livro, Caetés. Alguns anos depois, foi preso pelo governo de Getúlio Vargas, por uma acusação que nunca foi esclarecida. Suas experiências na prisão se tornariam um depoimento pessoal único, Memórias do Cárcere.
       Graciliano morreu em 1953, aos 60 anos. Sua escrita "seca" e o conflito entre o id e o mundo são as marcas significativas de suas obras.

         Leia-o e envolva-se na trama... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário